Cargas

Conheça os diferentes tipos de modais de transporte de cargas

De 30 de agosto de 2017 Sem comentários

Os modais podem ser definidos como tipos de transporte. Atualmente, existem cinco formas de locomover uma carga: pelo modal aéreo, ferroviário, dutoviário, rodoviário e aquaviário. Para escolher o ideal, é importante entender as características de cada modal e qual carga ele pode carregar. Cada um desses tipos de transportes listados apresenta vantagens e desvantagens. Carlos Mira, CEO do TruckPad, aprofunda esses e outros conceitos no ebook “Logística: o último rincão de marketing”, que pode ser acessado de forma gratuita.

Modal rodoviário

O transporte rodoviário é feito a partir de caminhões e carretas por meio de vias, como estradas, rodovias e ruas, que podem ser asfaltadas ou não. Esse modal pode ser útil para transportar os mais diversos tipos de mercadorias, desde grãos e cargas perecíveis, quando em curtas distâncias, até perigosas, entre outras.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), hoje, o transporte rodoviário é o mais usado no Brasil. E, segundo Boletim Estatístico da Confederação Nacional de Transporte (CNT), em fevereiro de 2017, 61,1% das empresas transportaram cargas usando esse tipo de transporte. Vale destacar também que a malha rodoviária do país tem uma infraestrutura mais estruturada e é melhor distribuída se comparada com outros modais, como mostra o IBGE. Apesar disso, as estradas do Brasil não estão em bom estado, o que prejudica bastante as viagens. Ainda de acordo com dados do Boletim da CNT, 86,48% das estradas não são pavimentadas.

O modal começou a ganhar popularidade no país na década de 50, durante o governo de Juscelino Kubitschek, também conhecido como JK, que criou diversas rodovias para ligar as regiões do Brasil e fomentou a expansão da indústria automobilística.

Principais vantagens do modal rodoviário

  • Acessibilidade

Com o modal rodoviário, as mercadorias podem ser transportadas de forma rápida para curtas distâncias. Outro benefício é que, em grande parte das vezes, o transporte pode ir até a carga. Não sendo necessário usar outro modal para isso.

  • Flexibilidade em organizar a rota

É possível ter mais controle da rota e estruturar o itinerário com uma certa flexibilidade em relação aos outros transportes.

Principais desvantagens do modal rodoviário

  • Frete alto

O custo do fretamento desse modal é mais caro que os demais. Além disso, é necessário pagar pedágio.

  • Tempo

Com o transporte rodoviário, gasta-se mais tempo para enviar uma carga para longas distâncias.

  • Extravio

No modal rodoviário, o extravio por causa de roubos ou acidentes é mais comum que em outros.

Modal ferroviário

Como o próprio nome supõe, esse transporte é realizado por meio de vias férreas. De acordo com a CNT, em fevereiro de 2017, 20,7% das empresas optaram por esse modal. Nele, é comum o transporte de cargas a granel, principalmente produtos sólidos, como matérias-primas (soja, cereais e feijão), e cimento.

As linhas férreas brasileiras são bastante sucateadas e não recebem investimento substanciais do governo, o que impede que o transporte se modernize no Brasil. Já em alguns países, o transporte ferroviário tem bastante destaque. A malha desse modal nos EUA, por exemplo, tem mais de 220 mil km de trilhos, sendo todos compatíveis, ou seja, com o mesmo padrão, possibilitando que o trem ande por diferentes regiões. Já a brasileira é bem mais enxuta: são 31.129 km e nem todos os trilhos são compatíveis.

Principais vantagens do modal ferroviário

  • Baixo custo

O transporte conta com baixa incidência de taxas, além de utilizar combustíveis mais baratos.

  • Grande capacidade

É possível transportar grande quantidades de carga.

Principais desvantagens do modal rodoviário

  • Rota fixa

O transporte ferroviário apresenta uma rota fixa, que não pode ser flexibilizada. Além disso, pelos trilhos serem incompatíveis de uma região para a outra, trânsito é dificultado dentro do próprio país.

  • Dependência de outros modais

Normalmente é necessário usar outro modal para que o produto chegue ao destino final.

  • Pouco investimento

O governo brasileiro investe pouco em ferrovias, o que prejudica que o transporte se modernize.

Modal aéreo

O transporte aéreo é feito principalmente por meio aviões. É ideal para locomover produtos eletrônicos, frágeis ou com curto prazo de validade. A característica principal desse modal é a agilidade. Vale destacar que esse transporte também possui limitações no volume, tamanho e peso de carga.

O transporte não é muito utilizado no Brasil: segundo análise da CNT, apenas 0,4% das empresas usaram o modal aéreo em fevereiro de 2017.

Principal vantagem do modal aéreo

  • Trânsito e tempo

Um dos principais benefícios do transporte aéreo é que o trânsito é livre e exclusivo. Com isso, há uma previsão mais assertiva da entrega da mercadoria. É também o modal com o menor tempo de entrega.

Principais desvantagens do modal aéreo

  • Custos

O modal é um dos mais custosos. Isso porque existem altos gastos operacionais, como a compra e a manutenção do avião, além dos custos com o combustível.

  • Dependência de outros modais

Para que a mercadoria chegue ao destinatário, pode ser necessário usar outro transporte.

  • Capacidade de carga

A capacidade do modal é bem menor que a dos transportes marítimo e ferroviário. O aéreo ganha apenas do rodoviário.

Modal dutoviário

Neste caso, o transporte é realizado por meio de dutos e tubos, que podem ser subterrâneos, submarinos ou aparentes. Assim, o modal é interessante para quem quer transportar cargas perigosas, como petróleo, seus derivados, gás natural etc.

O transporte dutoviário é feito a partir da inserção de uma pressão no duto de forma controlada. No Brasil, o modal não é muito representativo: de acordo com a CNT, somente 4,2% das empresas escolheram esse tipo de transporte em fevereiro de 2017.

Principais vantagens do modal dutoviario

  • Capacidade

O modal dutoviário tem uma capacidade mais alta que os demais. Com isso, é possível transportar produtos para longas distâncias e em grandes quantidades.

  • Custo operacional

Além de poder enviar produtos para longas distâncias, o transporte possui baixo custo operacional, já que não é necessária muita mão de obra empregada e o consumo de energia não é alto.

Principais desvantagens do modal dutoviário

  • Investimento inicial

Ao contrário do custo gasto durante a operação, o investimento inicial é bastante alto.

  • Trajeto fixo

Para funcionar, o transporte dutoviário exige pontos de bombeamento e não possui flexibilidade de rotas.

  • Acidentes ambientais

O transporte dutoviário necessita de muita atenção, já que, o descuido pode causar acidentes ambientais de larga escala.

Modal aquaviário

Esse tipo de transporte refere-se à locomoção de cargas por meio de mares (marítimo), lagos (lacustre) ou rios (fluvial). Desde o Brasil imperial, é realizada a locomoção de cargas e pessoas por meio deste transporte. Segundo dados da CNT, em fevereiro de 2017, 13,6% das empresas usaram esse modal.

O transporte entre portos de um mesmo país ou distâncias pequenas, feito por meio de águas costeiras, é chamado de cabotagem. Ou seja, não é uma navegação de longo curso. Uma das suas vantagens é que a navegação tem baixo consumo de combustível por tonelada útil transportada se comparado com todos os outros modais, segundo relatório produzido pela Associação Brasileira de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Principais vantagens do modal aquaviário

  • Longas distâncias

O modal permite o transporte de grandes quantidades de carga para longas distâncias.

  • Frete baixo

Há um baixo custo de frete.

Principais desvantagens do modal aquaviário

  • Tempo

O tempo de trânsito é bastante longo. Se a carga precisar ser entregue com urgência, esse modal não é o mais indicado.

  • Burocracia

Gerenciar esse tipo de transporte é uma tarefa complexa e burocrática. São necessários diversos documentos.

 

Fonte: truckpad

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